Lista – Filmes Estrangeiros Indicados Ao Oscar De Melhor Direção

By Maykon Alves
In abril 2, 2021

A categoria de melhor direção, existe desde o surgimento do Oscar. Ao longo dos anos, muitos filmes estrangeiros ganharam destaque e apareceram em várias categorias da premiação, incluindo esta. Apesar de somente em 2019, um diretor estrangeiro, dirigindo um filme estrangeiro ganhar a estatueta, muitos outros diretores já foram indicados nesta categoria.

Pensando nisso, separamos 10 filmes estrangeiros que foram reconhecidos por seu trabalho de direção e foram indicados ao Oscar.

La dolce vita | A Doce Vida (1960)

Direção.: Federico Fellini
Onde Assistir.: Telecine Play

 Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni em desempenho memorável) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Suna no onna  | A Mulher da Areia (1964)

Direção.: Hiroshi Teshigahara

Onde Assistir.: –

Um entomologista amador resolve sair da cidade e passar o fim de semana numa área desértica do Japão, a fim de coletar insetos raros. Ele pernoita numa casa onde habita uma estranha mulher. Logo ele vai perceber que caiu em uma armadilha sem saída.

Z (1969)

Direção.: Costa-Gavras
Onde Assistir.: –

Conheça o caso Lambrakis, onde a morte de um político foi encoberta vergonhosamente por políticos e policiais, na Grécia dos anos 60.

Viskningar och rop | Gritos e Sussurros (1972)

Direção.: Ingmar Bergman
Onde Assistir.: Telecine Play

Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravaza seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

La Nuit américaine | A Noite Americana (1973)

Direção.: François Truffaut
Onde Assistir.: –

Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.

Das Boot | O Barco (1981)

Direção.: Wolfgang Petersen
Onde Assistir.: –

É 1942 e a frota de submarinos alemã está fortemente engajada na chamada “Batalha do Atlântico” para perseguir e destruir a navegação britânica. Com melhores escoltas da classe dos contratorpedeiros, no entanto, os submarinos alemães começaram a sofrer pesadas perdas. “Das Boot” é a história da tripulação de um desses U-boat, com o filme examinando como esses submarinistas mantiveram seu profissionalismo como soldados e tentaram cumprir missões impossíveis, ao mesmo tempo em que tentavam entender e obedecer à ideologia do governo sob que eles serviram.

Ran (1985)

Direção.: Akira Kurosawa
Onde Assistir.: –

No Japão medieval, um velho senhor da guerra se aposenta, entregando seu império a seus três filhos. No entanto, ele subestima amplamente como o novo poder irá corrompê-los. O senhor de guerra japonês Hidetori Ichimonji decide que chegou o momento de se aposentar e dividir seu feudo entre seus três filhos. Seus filhos mai velho e do meio, Taro e Jiro, concordam com sua decisão e prometem apoiá-lo nos dias restantes de aposentadoria.

O filho mais novo, Saburo, discorda de todos eles argumentando que há pouca probabilidade dos três irmãos permanecerem unidos. Insultado pela impaciência de seu filho caçula, o senhor da guerra o expulsa. Quando o senhor da guerra começa sua aposentadoria, ele rapidamente percebe que seus dois filhos mais velhos são egoístas e não têm intenção de cumprir suas promessas. Isso leva à guerra e só o banido Saburo pode salvá-lo.

Wo hu cang long | O Tigre e o Dragão (2000)

Direção.: Ang Lee
Onde Assistir.: NetflixClaro Vídeo  – Now

A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

Hable con ella | Fale com Ela (2002)

Direção.: Pedro Almodóvar
Onde Assistir.: Telecine Play

O enfermeiro Benigno se apaixona por uma aluna de academia de balé, Alicia. Quando ela sofre um acidente e fica em coma, Benigno acaba se tornando seu enfermeiro. No hospital, ele conhece Marco, que também está cuidando da mulher que ama: Lydia.

Cidade de Deus (2002)

Direção.: Fernando Meirelles
Onde Assistir.: Telecine Play e Globo Play

Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino devido ao seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Algumas curiosidades sobre os Filmes estrangeiros nesta categoria

– A indicação de Lina Wertmüller para ‘Pasqualino Sete Belezas’ (1976) fez dela a primeira mulher a ser indicada para o Prêmio de Direção e a única indicada para um filme estrangeiro.

– Federico Fellini foi indicado nesta categoria 4 vezes.

– Ingmar Bergman foi indicado 3 vezes.

– O único brasileiro indicado nesta categoria é Fernando Meirelles

– Alfonso Cuarón – México – (Roma – 2018) e Bong Joon-ho – Coreia do Sul (Parasita – 2019), são os únicos estrangeiros que venceram nesta categoria, por dirigirem filmes estrangeiros.

– A Itália é o país com mais indicações na categoria direção, por um filme estrangeiro, com 09 indicações.

“Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior” Uma frase que define muitos e a minha pessoa também. E mais do que isso, um publicitário contador de piadas ruins, apaixonado por café e uma boa cerveja. Uma pessoa excêntrica, com gostos peculiares e mais do que tudo, um fascinado pela 7ª arte.

Deixe um comentário