Profissionais Do Cinema: Compositor

By Maykon Alves
In fevereiro 9, 2020
Tema do filme “The Good, the Bad and the Ugly” (1966) realizado pela Orquestra Sinfônica Nacional Dinamarquesa, no concerto chamado “The Morricone Duel”.

Ao terminar de assistir um filme, começa-se a subir os créditos e você se depara com vários nomes. E as vezes ficamos sem saber realmente o que cada um faz, afinal é tanta coisa diferente e parecida, que não nos atentamos realmente a função de cada um. Mas para sanar essas dúvidas, o Refúgio irá trazer várias matérias relacionadas as principais funções dentro de uma produção cinematográfica e hoje iremos falar sobre o Compositor.

O COMPOSITOR NO CINEMA

Primeiramente é preciso ressaltar que o trabalho de composição no cinema é um trabalho de equipe. Em poucas palavras, o compositor é o responsável por criar e gravas as músicas que compõem a trilha sonora original de um filme. Os compositores trabalham em conjunto aos produtores, diretores, roteiristas e até os atores. Para começar o seu trabalho o compositor precisa definir quais cenas necessitam de uma composição e em seguida definir:

Durante a etapa de edição, o compositor reúne-se com os produtores e diretor, para apresentar suas composições e assim receber um feedback acerca das mesmas, e também receber alguma demanda musical que seja necessária para o filme.

“O medo é um problema com a música e os filmes; as pessoas querem ser convencionais, e há mais comercialismo hoje. Se você não é ousado em sua arte, está falido. ” – Alex North

.

Normalmente, ele se reúne com o diretor para realizar uma sessão de observação, onde assistem o filme e decidem onde, em cada cena, a música deve entrar. Além disso, é definido o conteúdo emocional da cena. (Romântica, cômica, misteriosa etc.)

Além disso, é importante dizer que os compositores também contam suas histórias, através de suas partituras. Ele deve ser capaz de interpretar a história do filme e representá-la, pelas notas musicais.

Os compositores de filmes também são responsáveis ​​pela gravação da trilha sonora.

As Trilhas Sonoras

Existe uma regra, ou melhor um norteamento, que diz que normalmente a trilha sonora completa, deve ter metade do tempo de duração do filme.

Tipos de músicas nos filmes

A Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (American Society of Composers, Authors, and Publishers – ASCAP), define que existem 03 tipos de música que podem ser encontradas nas produções cinematográficas:

Músicas Existentes: estas são músicas que não são compostas originalmente para um filme, tendo sido utilizada anteriormente em alguma mídia.

Músicas Originais: Estas sim, são as composições feitas especificamente para um filme.

Sublinhados: Aqui são consideradas as músicas de plano de fundo. Muitas vezes durante uma conversa ou uma cena que está em primeiro plano, é possível ouvir, mesmo que suavemente, uma música de fundo, que é chamada de Sublinhada.

Curiosidades

O Compositor Alan Menken é a pessoa viva com mais estatuetas da Academia. Dos seus 08 Oscars, 04 são como Trilha Sonora Original e 04 com Canção Original, sendo premiado nas duas categorias por um mesmo filme, sendo eles: A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991), Aladdin (1992) e Pocahontas (1995).

Alfred Newman ganhou 09 prêmios da Academia em categorias musicais, em 1939, 1941, 1944, 1948, 1953, 1954, 1956, 1957 e 1968. Foi indicado 45 vezes em sua carreira.

Roger Edens ganhou três prêmios consecutivos por compor as partituras, nos filmes:  Easter Parade (1948), On the Town (1949) e Annie Get Your Gun (1950)

.

Veja também nossas matérias sobre: ProdutoresDiretorRoteirista –  Editor & Mixador de SomEditor/MontadorEspecialista em Efeitos VisuaisDesign de ProduçãoMaquiador e CabeleireiroFigurinistaDiretor De Fotografia.

“Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior” Uma frase que define muitos e a minha pessoa também. E mais do que isso, um publicitário contador de piadas ruins, apaixonado por café e uma boa cerveja. Uma pessoa excêntrica, com gostos peculiares e mais do que tudo, um fascinado pela 7ª arte.

Deixe um comentário